O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, INEP, divulgou está semana a nova data das provas do Enem para os alunos que foram prejudicados. A nova prova será realizada no dia 13 de dezembro ás 13hs, horário de Brasília, essa data foi escolhida segundo o INEP para não atrapalhar os candidatos em outros vestibulares.
As provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza serão aplicadas para os alunos que tiveram erro de impressão nos questionários de cor amarela. O INEP informou que está fazendo uma analise e reanálise, para identificar estes alunos que serão comunicados por meio de telefone, email e sms. Os candidatos irão receber um cartão de inscrição com a data e local do exame, e também uma declaração de comparecimento, para justificar falta ao trabalho.
Segundo Aline Roers de Poá no Rio Grande do Sul, que fez a prova para tentar vaga no Pro – Uni para Artes Cênicas, a nova data do Enem é boa para quem for contemplado á fazer a prova novamente, mas que infelizmente o INEP esqueceu dos candidatos que não foram prejudicados pela impressão, e sim pela irresponsabilidade de algumas pessoas. “Eu cheguei ao local da minha prova 30 minutos antes e resolvi ir fazer um lanche, quando voltei 15 minutos depois os portões já haviam fechado e não me deixaram entrar. Achei um absurdo, pois eu ainda estava dentro do horário. Eles fecharam os portões 10 minutos antes do esperado”. Disse Aline.
Yuri Henrique Moreira que foi um dos prejudicados pela prova amarela, quer tentar uma vaga de medicina na UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais e se diz animado com a nova data. “Eu estou preparado para essa nova prova, só espero que dessa vez dê tudo certo e não ajam erros”. Disse ele.